Qual o seu talento?


   Alô, alô! Como tá do lado daí? Espero que bem...

   Bom, do lado de cá estava pensando sobre essa coisa de talento. Você sabe qual é o seu talento? Eu ainda não sei o meu. Quando penso em talento logo lembro de pessoas que cantam, tocam algum instrumento, desenham, atuam, etc. E sim, todas essas coisas são talentos que eu não possuo.

   Segundo o Wikipédia, a palavra ''talento'' é de origem latina e é aquilo em que a pessoa tem uma certa inclinação natural a fazer algo. É o que ajuda a obter sucesso em determinadas atividades. Também fala que tem origem no Cristianismo, com a Parábola dos Talentos. Essa parábola é aquela que conta a história de um senhor que dá uma certa quantidade de talentos a cada servo. Os dois primeiros dobram o número de talentos quando o senhor volta. Já o terceiro não faz nada com seu talento, apenas o enterra.

   Tudo bem que esses talentos são tratados como se fosse dinheiro na parábola, mas dá pra pensar pelo lado ''talento'' mesmo. Sabe aquela pessoa que faz várias coisas super bem? Canta, toca, dança, atua? Certamente ela não nasceu sabendo mas pode ter nascido com uma certa tendência pra aquilo. Tendo uma certa tendência, ela resolveu explorar e treinar novas coisas que poderia fazer. Ela multiplicou seus talentos.

   Eu não sei qual o meu talento e isso me atrapalha um pouco. Sempre penso ''Ah beleza, não tenho talento e ponto final'' e esqueço de tentar descobrir se eu tenho tendência pra alguma coisa, seja ela falar em público, fazer brigadeiro, escrever, fazer alguém rir, planejar algo, ter foco, ser estudiosa, me adaptar fácil, sei lá! São tantas as coisas que podem fluir naturalmente e você nem se dar conta que é um talento. Além de esquecer de me explorar, acabo também não praticando ou separando algum tempo pra melhorar nas coisas que sou boa.

   Talento e habilidade é algo que se confunde e parece que eles estão relacionados, mas na realidade são diferentes. Talento é o que falei aí em cima, que surge naturalmente. Já habilidade é aquilo que você tem que praticar uma coisa que não sabe, por exemplo contas matemáticas. Você pode não ter o talento sobre matemática mas pode adquirir habilidade de realizar contas.

  Habilidade pode não ser talento porém se você tem um talento e não pratica, ele pode acabar se perdendo aí dentro de você. Então tira um tempinho pra pensar nas coisas que você é bom e tenta fazer com que isso faça parte da sua rotina. Eu também vou tentar!

  Me surgiu a ideia de falar sobre isso aqui depois que vi o vídeo da Jout Jout, Habilidades Especiais. Vale a pena dar o play e se distrair com essa mulher maravilhosaaaaa



Comente esse post | Me acompanhe no Instagram 

Compartilhe:

, ,

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário