Dos livros que eu li: A Lista Negra

 jennifer brown

  Tô pra fazer essa resenha já faz um tempinho, aliás a resenha de Quem É Você, Alasca? também estou pra fazer. Mas calma que logo sai. Já faz um tempo que li A Lista Negra, ou seja, bom que não lembro de muitos detalhes e não dou uma de spoiler né? 

   A Lista Negra é o romance de estreia da autora Jennifer Brown e trata de uma história que envolve o bullying praticado no ambiente onde mais ocorre isso, sim na escola. Só que não é uma história do tipo onde o personagem, que sofre o bullying, enfrenta o problema e se torna um exemplo para os outros. Realmente não é do tipo Demi Lovato feelings. 


''   E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio.
   Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas.'' 

   Eitaaaaaa, parece até filme né? Vocês já devem ter ouvido falar de vários casos assim na vida real. É mais frequente nas terras do tio Sam do que aqui mas, não significa que não exista casos assim e que possam existir aqui.


   A história ficou bem montadinha com uma mistura de flashbacks e presente. A personagem central é a Valerie que começa a namorar com Nick, um cara que não era popular assim como ela. Os dois se completavam, tinham as mesmas ideias e Nick fazia Val se sentir especial e acolhida, ainda mais com toda a confusão e brigas que os pais dela estavam enfrentando. Digamos que Val e Nick eram o casalzinho estranho da escola, os zuados pela turma etc etc. Daí parei pra pensar e não é que sempre tem aquele casal que é o zuado do colégio? Sério gente, sempre tem! 

   Val e Nick criaram então a tal Lista Negra, com nomes de pessoas que praticavam o bullying com eles. Várias pessoas eles nem conheciam direito e anotavam os nomes sem pensar, no momento da raiva. Mas o que Val não imaginava era que Nick ia levar a Lista a sério mesmo. E daí vem a tragédia.

   Sabe aquele tipo de história que você não sabe se posicionar? Se culpa o Nick, se culpa a Val, se culpa o povo do colégio... De quem será a culpa de toda essa tragédia?


Compartilhe:

, ,

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário